Professora: Mônica Padoan
Turma: 9º ano C - vespetino
Material: papel, lápis de cor, giz de cera, canetas hidrográficas, tesoura lápis, caneta.
Procedimento:
Selecione uma imagem, quadricule a imagem com uso de uma régua, prevendo a distribuição de uma parte para cada aluno (em caso de pedaços pergunte se alguém quer receber outro)
Com objetivo de facilitar a localização das partes após marcar os quadrados com caneta, vire a folha e marque cada com um código, utilizando letras para indicar linhas e números para colunas. Tanto nos pedaços distribuídos como em uma imagem para o professor
Parte1
Sem mostrar a imagem ao grupo recorte e distribua-os
Peça para reproduzirem o mais fielmente possível, cores, linhas em um papel branco em um tamanho quadrado; padrão tipo 20x20, usando qualquer material que escolherem.
Ao término do exercício, peça que guardem seus exercícios, avisando que cada pessoa esta com uma das partes da mesma imagem.
Parte2
Mostre a imagem da ação coletiva do grupo;
Apresente imagens do artista e sua produção;
Mostre a imagem da ação coletiva do grupo e peça que descrevam o que estão vendo.
Que técnicas foram utilizadas.
Se o exercício de reprodução de um fragmento foi compreendido como esforço individual na construção de um projeto coletivo, estabeleça uma analogia com a reorientação.
Instigue-os entenderem que só poderão conhecer a imagem em sua totalidade se reunirem seus exercícios.
Parte 3
• Faça uma roda, peça que cada um coloque no chão com o seu código voltado para cima, ao terminar a primeira fileira, prenda as folhas com fita adesiva da maneira que considerar adequada;
• Prossiga da mesma maneira até terminar as fileiras horizontais;
• Fixe as colunas, também com fita adesiva;
• Peça ajuda para virar a imagem para cima;
• Permita que o grupo aprecie a obra coletiva e faça quais quer alterações que considerar necessária;
• Ao término, peça que transponha suas observações sobre o trabalho em grupo para situações vividas na construção da seqüência, na escola, no bairro;
• Aborde noções de cidadania e cooperação entre os indivíduos.
Fonte:
- Oficina ministrada pela Professora Kátia Rodrigues – Ciranda da Arte;
- Obra de Anita Malfatti " O FAROL ".
post:ampadoan
fotos: mmpadoan
Nenhum comentário:
Postar um comentário