fotos: mmpadoan
Uma das propostas da Secretaria de Educação Estadual, é a Reorientação Curricular - "CURRÍCULO EM DEBATE", iniciado em 2007 no Ensino Fundamental e estendendo-se agora ao Ensino Médio.Tem como objetivo discutir, refletir sobre a prática pegagógica e junto com professores e profissionais da educação, construir o currículo de acordo com a realidade e necessidade das escolas estaduais.
Assim, dando início à consolidação dos estudos, pesquisas, atividades acerca de um novo olhar para a educação, foi realizado no de 30 de agosto o Mini-congresso das Escolas Estaduais de Palmeiras de Goiás, no auditório da Igreja Cristã Evangélica.
O mini-congresso teve como intuito, trocas de experiências entre as escolas, apresentação dos projetos que deram certo e consequentemente, a sequência didática adotada pelas as escolas. Entre os projetos apresentados, um será escolhido para ser apresentado no Congresso a nível Estadual.
A nossa escola, Lourival Bueno de Oliveira, esteve presente no evento e como amostra de alguns projetos realizados pela escola, foi apresentado o Projeto "Resgatando Brincadeiras Antigas", executado pela professora Isabel Parreira - 2º fase do Ensino Fundamental. Logo em seguida, a coordenadora Antônia Moura discorreu sobre a sequência didática utilizada.
Abaixo segue o projeto:
"PROJETO RESGATANDO BRINCADEIRAS ANTIGAS"
01 – IDENTIFICAÇÃO:
ESCOLA ESTADUAL LOURIVAL BUENO DE OLIVEIRA
END: Avenida Paraúna, S/ Nº - Castelo BrancoCIDADE: Palmeiras de Goiás – GO
FONE: (64) 3571 1392
Email: escolalourivalbueno@gmail.com
PROFESSOR: Isabel Parreira dos Santos Cassimiro
FORMAÇÃO: Letras Modernas e cursando pós-graduação em Língua Portuguesa
DISCIPLINA: Educação Artística
CLIENTELA: Alunos de 13 a 16 anos do 9º ano.
NÚMERO DE PARTICIPANTES: 28 alunos, sendo 22 meninas e 6 meninos.
TURNO: VESPERTINO
ESTRUTURAÇÃO E DIGITAÇÃO DO PROJETO: Andréa Padoan.
ANO: 2009.
02 – JUSTIFICATIVA:
O presente projeto visa trazer de volta ou resgatar antigas brincadeiras, apresentado-as de forma clara e objetiva, trazendo à tona o modo simples e pueril de como eram realizadas, por crianças e adolescentes da época em diferentes locais e regiões: nas ruas, portas de casas, campos e lotes vagos. Onde se achava um espaço ideal para a realização das mesmas.
Também traz em si a percepção de como o mundo evoluiu até aqui e tais brincadeiras caíram no esquecimento devido à chamada globalização, informática e coisas de “última geração”, sem contar, com o amadurecimento precoce de nossas crianças e adolescentes movidos pela televisão, Internet.
A finalidade deste projeto é o resgate das brincadeiras antigas, onde podíamos brincar livremente nas ruas, quintais e na zona rural. Sem o corre-corre da vida atual e com a presença de poucas “tecnologias” que hoje em dia, coloca nossas crianças de frente à TV e/ou computador por horas; sem ao menos movimentar e ter aquela liberdade de brincar e usar a criatividade nas brincadeiras ao ar livre.
Dessa forma, na execução do projeto serão apresentadas as seguintes brincadeiras:
- Pára- Pedro;- Cobra- cega;
- Chicotinho queimado;
- Barra – manteiga;
- Estátua;
- Viúva;
- Pique – pega;
- Esconde – esconde;
- Amarelinha;
- “Bobinho”: me dá um cantinho?
- Boca de forno;
- Siga o mestre;
- Anelzinho;
- Queimada;
- Boca de forno;
- Pique-pega;
- Esconde-esconde.
Além de brincadeiras de roda como:
- Samba crioula;
- Ciranda Cirandinha;
- Atirei o pau no gato
Entre outras...
04 – OBJETIVOS:
4.1 – OBJETIVO GERAL:
- Resgatar brincadeiras antigas, bem como suas histórias e origens.
4.2 – OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Conhecimento de culturas mais antigas;
- Interdisciplinaridade;
- Resgate do que caiu no esquecimento;
- Socialização: inclusive dos alunos especiais;
- Comparação do que foi e do que é;
- Desenvolvimento do raciocínio e equilíbrio físico e mental;
- Lazer.
05 – DESENVOLVIMENTO:
A metodologia a ser aplicada é bem simples, não passando de se apresentar, explicar e ensinar as brincadeiras, praticando-as em seguida, “com entusiasmo de criança”.
Explicação aos alunos sobre os objetivos deste projeto. Será feita uma roda para uma conversa informal e de modo descontraído, questionar sobre as lembranças das brincadeiras praticadas pelos os alunos na infância ou mesmo ainda hoje.
Assim, no decorrer da conversa lembrar das brincadeiras repassadas pelos pais, avós, tios; para podermos fazer uma comparação com os tempos atuais e os interesses desses alunos referente ao entretenimento dos mesmos.
5.2 – SEGUNDO MOMENTO:
A prática em si das brincadeiras ao ar livre ou mesmo dentro da sala de aula, dependendo do tipo de brincadeira escolhida para aquele período.
- Primeiro semestre: fevereiro a junho de 2009;
- Nas 6ª – feiras, nas aulas de Educação Artística.
07 – FINALIZAÇÃO E AVALIAÇÃO:
Os alunos serão avaliados pelo seu desempenho e participação nas brincadeiras, bem como sua evolução física, intelectual e socialização durante o semestre.
08 – RECURSOS:
8.1 – RECURSOS HUMANOS:
- Professora e alunos.
8.2 – RECURSO MATERIAL:
- Som;
- Carteiras;
- Bolas de vôlei e de queimada;
- Objetos que se encontram no pátio da escola.
post: ampadoan
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