Dinamizadoras do L.I.E. e colaboradoras do BLOG
Profªs: Andréa e Mônica Padoan.

Quem somos nós

Minha foto
Palmeiras de Goiás, Goiás, Brazil
Ensino Fundamental: 1ª e 2ª fase

sexta-feira, 18 de junho de 2010

As Cavalhadas de Palmeiras de Goiás


As cavalhadas é uma das festas mais prestigiada pela população palmeirense e turistas. É um evento cultural com estrema beleza e animação. Convêm então, sabermos um pouco sobre a origem das Cavalhadas.

ORIGEM DA EUROPA:
Durante a dinastia carolíngia, em finais do século VIII d.C., portanto há quase de 1300 anos, Carlos Magno, de religião cristã, investiu contra os sarracenos, de religião islâmica, para impedi-los de invadir o centro da Europa, o sul da França. Carlos Magno, ao se afastar da França, deixou-a exposta a invasão pelos saxões, obrigando-os a retornar. Porém deixou na liça o valente Conde de Rolando com sua guarda pessoal: Os Doze Pares de França. Quando ocorreu a famosa Batalha de Roncesvalles, em 778 d.C. Rolando foi massacrado pelos árabes sarracenos, de religião islâmica, e aldeões locais, de religião cristã. Apesar da derrota, o feito foi amplamente divulgado, como mostra de bravura e lealdade cristã, por trovadores que viajavam por toda a Europa. E ficou sendo conhecida como a "A Canção de Rolando", um verdadeiro épico, cantado em trova, como forma de incentivar a população cristã contra as investidas dos exércitos islâmicos.

Conhecidos como mouros, os mulçumanos da Mauritânia, invadiram, nos idos do século VIII, o sul da Península Ibérica, dominando a região de Granada, de onde foram expulsos somente em fins do século XV. Foram quase 800 anos de ocupação moura por quase toda a península, o que, inegavelmente, colaborou para o avanço tecnológico destas nações, uma vez que os mulçumanos árabes, propagadores do islamismo, eram mais evoluídos, do ponto de vista tecnológico, artístico e cultural, do que os cristãos da época. Os reis que resistiram a este avanço refugiaram ao norte da península e mantiveram intacta sua cultura, vindo deles a iniciativa de expulsão da soberania moura na Península Ibérica.

Incorporada ao folclore, durante séculos, a História de Carlos Magno era atração nas vozes dos trovadores e, somente em idos do século XIII, em Portugal, é que resolveu instituí-la como uma festividade, aos modos de uma representação dramática, quase que como um jogo de xadrez, a fim de incentivar a instituição cristã e o repúdio aos mouros. Num grande campo de batalha, onde de um lado, o lado do poente, 12 cavaleiros cristãos vestidos de azul, a cor do cristianismo, lutam contra 12 cavaleiros mouros vestidos de vermelho, encastelados no lado do sol nascente.

Fonte:
http://www.pirenopolis.tur.br/cavalhadas


quinta-feira, 17 de junho de 2010

DISCUTINDO CIÊNCIAS...

Na disciplina de Ciências, a profª Fabiana Dias, executou um projeto direcionado à "Hipótese sobre o surgimento da vida na Terra". Ela trabalhou o tema com os alunos através da pesquisa de teorias científicas. E para concluir os estudos, os alunos montaram um painel com ilustrações feitas por eles de como poderia ter acontecido o "surgimento", o "nascimento" da vida no nosso Planeta.





"ENSINANDO ATRAVÉS DAS PARÁBOLAS"

DISCIPLINA: EDUCAÇÃO RELIGIOSA
SÉRIE: 6º - TURMAS: A e B
TURNO: MATUTINO
PROFª: ANDRÉA PADOAN

Este projeto teve como finalidade interpretar a Parábola da Ovelha Perdida, através de recursos multimídia do LIE.
Assim, achamos importante apresentar aqui, os trabalhos feitos pelos alunos do 6º ano, tanto na forma de desenhos, como também a interpretação feita pelos grupos.


Alunos no LIE para pesquisa na Internet: Bíblia: Lucas 15, 3-7, vídeos da Parábola, imagens...

*sites:

http://josisilvarodrigues.blogspot.com/2010/01/parabola-da-ovelha-perdida-lucas-153-7.html

http://www.bibliaon.com/a_parabola_da_ovelha_perdida/

http://www.youtube.com/watchv=zwPxRMKlwng&feature=related

http://sementinhakids.wordpress.com/recursos-2/historinhas-para-evangelizar/branquinha-a-ovelhinha-desobediente/

A OVELHA PERDIDA

TRABALHOS ...




























Dias das Mães






Em comemoração ao dia das Mães, foi realizada na Escola uma bela homenagem com a participação de todos os alunos. Onde foi oferecido um delicioso "Café da manhã" seguindo de várias apresentações artísticas, tudo em sua homenagem, afinal elas merecem! Parabéns Mamãe pelo seu Dia!

Futebol Inter-classes 2010


Por iniciativa da Professora de Educação Física Eliana Ferreira, foi realizado no mês de Março o Campeonato inter-classes, o qual contou com a participação dos alunos dos dois turnos do 6º ao 9º ano.
O campeonato foi muito apreciado pelos alunos, os quais não pouparam esforços para passarem à segunda fase, que é o campeonato disputado entre as escolas.
Porém o que mais valeu foi a garra e o espírito de participação de todos os envolvidos!

POEMAS e POESIAS

ACREDITAR

Sonhar...
É acreditar que quando fazemos de coração tudo é possível.

Viver...
É acreditar que somos partes que se completam e se precisam.

Felicidade...
É acreditar que ate no sofrimento podemos aprender a sorrir.

Amar...
É acreditar que o amor está além de um simples sentimento.

Confiança...
É acreditar que o respeito entre ambos é a base de tudo.

Verdade...
É acreditar que nunca teremos algo vivendo uma mentira.

Ignorância...
É acreditar que sempre temos razão, mesmo quando erramos.

Saudade...
É acreditar que mesmo ausente, nunca estará distante.

Você...
É pessoa que sempre me fez acreditar, que amar é mais que existir.

Sendo assim... Acreditar;
...é o primeiro passo.

(Nils)